Conheça os celulares mais radioativos dos Estados Unidos
Valor é calculado com o aparelho encostado no ouvido. Presença na lista não significa problemas à saúde do usuário.
Uma lista divulgada pelo site CNET revelou os 20 celulares mais radioativos atualmente no mercado norte-americano, assim como os aparelhos que emitem os menores níveis registrados. O primeiro lugar ficou com o Motorola Bravo, enquanto o Samsung Blue Earth ocupou a última colocação.
O número levado em conta é o do teste de absorção de energia (SAR), um valor calculado a partir da exposição do usuário à radiofrequência emitida por eletrônicos durante o uso, com o aparelho encostado no ouvido do usuário. O limite do SAR nos Estados Unidos é de 1,6 watts por quilograma (W/kg), enquanto países como o Brasil e a Nova Zelândia fixaram o valor em 2 W/kg.
O Bravo ficou com um SAR de 1,59, enquanto o Blue Earth ficou apenas com 0,196. O site adverte ainda que a lista é divulgada por pura curiosidade – e que as posições mais elevadas não significam necessariamente que o celular causa danos à saúde do usuário, já que os testes na área ainda são muito especulativos.
São levados em conta apenas telefones vendidos nos Estados Unidos e que não foram descontinuados pelos fabricantes. Veja a lista com os primeiros vinte celulares abaixo:
- Motorola Bravo
- Motorola Droid 2 Global
- Sony Ericsson Satio (Idou)
- Sony Ericsson Xperia X10 Mini Pro
- Kyocera Jax S1300
- Motorola i335
- Nokia Astound
- Motorola Defy
- Motorola Grasp
- ZTE Salute
- LG Rumor 2
- Motorola Droid
- Sanyo Vero
- Motorola Droid 2
- HTC Desire
- LG Chocolate Touch
- Motorola Atrix 4G
- Kyocera Wild Card M1000
- Kyocera X-tc
- Motorola i576
Fonte da imagem: Divulgação / Motorola
FONTE: BAIXAKI